Nesta página:
  • Introdução: o que são e quais os tipos
  • Exemplo de shortcodes
  • Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes
  • Lista de shortcodes superlumina»

Introdução à shortcodes: o que são e quais os tipos

Shortcodes são códigos que são inseridos no meio do texto para ativar funcionalidades, por exemplo: lista de posts, botões, avisos, etc.Os shortcodes podem ser de dois tipos: 

 

  • simples: com apenas um elemento. e.g.   [aa_content_grid], que gera uma lista de obras, publicações, posts e outros conteúdos
  • compostos: com dois elementos.e.g. [contentbox type="alert"]Lorem Ipsum dolor sit[/contentbox], normalmente usado quando é necessário "encapsular" alguma informação.


Exemplo do shortcode: aa_content_grid na área administrativa



Exemplo de shortcode: resultado do shortcode aa_content_grid na área pública do site:


 

Parâmetros: modificando o resultado de shortcodes


Alguns shortcodes são simples e não precisam de configuração. Como por exemplo, o shortcode [separador], que cria uma linha para separação se seções num texto.


Outros podem receber, ou às vezes requerem, configurações através de parâmetros.  Por exemplo: se você adicionar o código [aa_content_grid] sem qualquer parâmetro, o sistema irá utilizar uma séries de configurações padrões e mostrar uma série de posts num grid com 3 colunas será mostrada na área pública do site. 

 

Se desejássemos mostrar uma série de obras fotográficas, seria necessário adicionar o parâmetro content_type (tipo de conteúdo) ao código [aa_content_grid content_type="obra"], como pode ser visto nas imagens exemplos acima.


Lista de shortcodes superlumina»

Atualmente, a plataforma superulumina» oferece os seguintes shortcodes:


(clique nos links para conhecer detalhes o funcionamento, parâmetros e exemplos de cada shortcode)